Notícias

Instalação do Sistema de Bombas de Incêndio

As bombas de incêndio são componentes essenciais do sistema de proteção contra incêndio de qualquer edifício, sendo as mesmas essenciais na distribuição de água por sistemas de sprinklers e/ou hidrantes, onde a pressão da água da rede e do equipamento de combate a incêndio não pode alcançar.

Mesmo em edifícios menores, uma bomba de incêndio é a chave para conter um incêndio, tendo suas especificações técnicas, tais como pressão, vazão e potência definidas durante a fase de elaboração do projeto de incêndio.

Para entender como funciona uma bomba de incêndio, é importante entender o que é uma bomba de incêndio. Uma bomba de incêndio é mais do que apenas homônima – uma bomba – que é parte integrante do sistema, mas todo o sistema é composto pelo motor – ou acionador – e pelo controlador. Como parte de um sistema de extinção de incêndios, uma bomba de incêndio recebe água de um reservatório e é alimentada por eletricidade ou óleo diesel. A alta pressão fornecida pela bomba distribui água pelo sistema e pelos tubos verticais.

Os tipos habituais de bombas de incêndio incluem a caixa dividida horizontal elétrica e motobomba diesel.

A decisão de qual bomba é apropriada para qualquer instalação deve ser discutida e definida na fase de elaboração do projeto.