Notícias

Instalação do Sistema de Hidrantes

Sistemas de hidrantes de combate a incêndio são os sistemas mais comumente usados, em muitos projetos residenciais e industriais. Se você já viu um tubo de cor “vermelho” circulando em torno de um prédio ou fábrica, você viu um tubo de hidrante. Na maioria dos recortes de notícias sobre um incêndio, você pode ver um bombeiro atirando água até 8 andares ou mais, que o bombeiro está usando o sistema de hidrante. O poder do sistema de hidrante é tal que a água pode ser atirada até o 8º andar, diretamente no fogo.

Os Sistemas de Hidrantes constituem a base dos Sistemas de Proteção Contra Incêndios, sem o Sistema de Hidrantes um Sistema de Proteção Contra Incêndios não pode ser denominado Sistema de Proteção Contra Incêndios. Será um sistema superficial. (No que diz respeito a grandes áreas, em geral).

Assim como no Sistema de Sprinklers, prevê-se um reservatório exclusivo de água conectado à casa de bombas de incêndio. Das bombas, são realizadas derivações conforme projeto, formando assim uma rede hidráulica. A bomba tem a função de encher continuamente todas as tubulações conectadas com água sob pressão. A pressão é de aproximadamente 7 bar a 10 bar.

Quando uma pessoa vê um incêndio, ela aciona o hidrante e aponta na direção do incêndio. Um fluxo de água muito forte agora ataca o fogo e o fogo é eventualmente extinto. A bomba bombeia continuamente a água para manter a pressão do sistema.

Complementando, os sistemas de hidrantes têm longa vida útil.

Normas como NFPA, FM e Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros abrangem maiores informações de tal sistema.